Do início ao fim.

Há uns 2 anos  começou a surgiu um papo de que, nós jovens, estávamos fazendo parte de uma tal “geração conteúdo”, de um geração de pessoas que têm possibilidades de produzir e divulgar conteúdo muito facilmente. Na época, as manifestações utilizadas para defender essa têndencia era o surgimento dos Blogs, uma maneira, fácil, barata e democrática de divulgar conteúdo pessoal na internet.

Hoje, parece que essa têndencia realmente chegou as massas. Saiu do topo da pirâmide pra chegar na base.Os Blogs já estouraram, todo mundo tem um. Primeira evidência.

Além disso, nos últimos meses, apareceram duas coisas interessantes que mostram mais ainda como essa tendência virou popular: rádio Sul América Trânsito e a Revista Sou Mais EuA Rádio Sul América, que só fala sobre o trânsito de SP, baseia-se em informações enviadas pelos motoristas, pessoas comuns, com vontade de gerar conteúdo, vontade de ser protagonista.

A Revista + Você é bem parecido. Utiliza-se de histórias enviadas por consumidoras de classe baixa pra gerar o conteúdo da revista. A Abril está apostando tanto nessa proposta que investiu grana pesada para seu lançamento, grana maior que os lançamentos dos últimos 10 anos da editora.Será que essa tendência chegou a sua saturação máxima? Será que ela pode ser ainda mais popular do que já é?

Os exemplos de hoje já são muito interessante, imagina como serão os próximos, se um dia existirem ….

4 Respostas to “Do início ao fim.”


  1. 1 Renato Ourinhos Russo fevereiro 28, 2007 às 1:23 pm

    Pois é, não sei se já é o máximo que se pode chegar, mas o que se tem é uma clara evolução na relação entre os geradores de conteúdo tradicionais e uma audiência cada vez mais participativa.
    Além disso, o fenômeno ProAm (Professional – Amateur) vem expandindo esse conceito para projetos científicos, como o Seti@HOme (http://setiathome.berkeley.edu/), que usa a capacidade ociosa de computadores de usuários comuns de todo o mundo para descobrir vida extraterrestre, nem precisa ser inteligente.
    O que será uo fim disso? Acho que nem o Google sabe!
    Abraço e keep blogging, rs!

  2. 2 caiocasseb fevereiro 28, 2007 às 1:29 pm

    grande ourinhos,

    ProAm é um negócio interessante. Vale um post, talvez o próximo! Valeu.

  3. 3 Bkr março 2, 2007 às 1:01 pm

    Como já dizia o velho provérbio chinês: “desgraça pouca é bobagem”…

    A cada dia temos mais e mais blogs, interatividade e geração de conteúdo- fato! O que me preocupa (e me incomoda) mesmo não é a quantidade, mas a qualidade…
    Fala sério… a +vc pode até ser um estouro de mkt, mas serve pra?????

    Bjocas
    Ana

  4. 4 Ataliba março 5, 2007 às 6:15 pm

    Belo post..essa última frase resumiu seu senso de humor!! Haha..com certeza no quesito simpatia, vc tá bem!

    Abs


Deixe um comentário