Longe de casa, a grama é mais verde.

Falar de coisas “green” é tão clichê como falar da “entrada da mulher no mercado de trabalho”, mas, mesmo assim, queria gastar umas linhas pra escrever sobre isso, mas com ângulo de visão um pouco diferente.  

No mercado europeu e americano cada vez mais surgem empresas de aluguel de automóvel de conceito “green” (menos poluição, uso de combustíveis alternativos e etc.). Até aí, tudo bem, mas é engraçado ver como o mercado de carros de aluguel já está tão estabelecido nessa proposta enquanto o mercado de carros convencionais, aqueles vendidos para uso diário, ainda está engatinhando nesse novo mundo.

Ainda é incomum encontrar automóveis green nas ruas das grandes cidades.  Será que os consumidores ficam mais sensíveis às causas sócio-ambientais quando estão viajando, de férias? Será que ficam mais abertos a mensagens otimistas, em prol da vida na terra e etc? Será que é por isso que o mercado de aluguel de carros está se aproveitando desse conceito ambientalista? 

Pra falar verdade, não acho isso muito provável, mas vale um “Será ?”, porque caso o insight for verdadeiro, muitos outros serviços de turismo poderiam tirar vantagem da proposta green, se diferenciar e ainda deixar o mundo mais feliz.

6 Respostas to “Longe de casa, a grama é mais verde.”


  1. 1 Renato Ourinhos Russo fevereiro 22, 2007 às 12:08 pm

    É Caio, a “consciência verde” está pegando, mas com certeza ainda não temos o cenário mais desejável.
    Esse post me lembrou um artigo que vi uma vez na SuperInteressante, dizendo que em fins de semana, principalmente no período de férias escolares, a emissão de gases por carros convencionais causa um acúmulo de vapores na atmosfera, o que aumenta a possibilidade de chuva, provocando mau tempo. Alguns atribuem o efeito a Murphy, mas tudo não passa de uma relação causa-efeito: mais carros, mais gases na atmosfera, pior o tempo.
    Você conhece o “Climate Crisis”? Dá uma passada lá, é um site sobre aquecimento global, etc, gerido pela ONG do Al Gore. Vale a pena uma visita.
    Abs

  2. 2 Gabriela Paulino fevereiro 22, 2007 às 6:11 pm

    Oi Caio, achei interessante sua proposta de pensar no conceito green em carros de aluguel.
    Será que esse grande consumo não se dá pelo fato das pessoas utilizarem os carros de alugel como teste?
    Talvez os consumidores ainda não estejam convencidos dos benefícios e da eficiencia do carro green, e por isso os testam esse conceito em carros de aluguel, antes de adquirir seu próprio “green car”.
    Bjos

  3. 3 Leo Casseb fevereiro 22, 2007 às 6:13 pm

    Eai Caio.
    Interessante esse ponto de que as pessoas ficam mais receptivas a mensagens socio-ambientais quando estão longe de casa.
    Acho que da mesma forma que você se comporta melhor fora do que dentro de casa, as pessoas quando visitam outras cidades agem da mesma maneira.
    Ou os turistas não tomam atitudes que agridam o ambiente que visitam apenas por estar com a cabeça mais tranqüila.
    Então será que as grandes cidades estão condenadas por ter grande numero de moradores? Será que menos estressadas as pessoas passarão a agir com bom senso?
    Bom, eu não sei as respostas.

    Ficou muito bacana seu blog Caio, mesmo não seguindo seu conselho de fazer o meu, vou continuar comentando no seu espaço, mesmo com erros gramaticais e preguiça de colocar os acentos.
    Abraço, e venha visitar a família!

  4. 4 caiocasseb fevereiro 22, 2007 às 6:19 pm

    Leozinho, vc é meu orgulho. belo ponto de vista!

  5. 5 caiocasseb fevereiro 22, 2007 às 6:21 pm

    Gabi, nunca tinha pensando na ideia de usar os carros de aluguel como carros de testes … taí uma bela hipótese.

    Renato, valeu pelas referências, vou dar uma olhada!

  6. 6 Ataliba fevereiro 22, 2007 às 6:35 pm

    Concordo com o Leo Casseb, faz todo sentido o raciocínio dele. Acho que tem muito disso, de vc viajar justamente pra ‘abrir a cabeça’ e então acaba alugando um ‘green car’.

    Outro dado correlato interessante: No Club Med são oferecidas diversas modalidades diferentes de esporte (como arco e flecha, esgrima e badminton). Um estudo mostrou que a procura desses esportes entre as pessoas que foram aos resorts Club Med cresceu 50% no Reino Unido em 2006.

    Abs


Deixe um comentário